INSPEÇÃO PREDIAL TERMAL
O processo de inspeção visando a identificação de manifestações patológicas em fachadas de edifícios está prestes a ganhar uma poderosa ferramenta. “Estamos utilizando câmeras termográficas e convencionais acopladas a veículo aéreo não tripulado (VANT), ou popularmente drone, para auxiliar na etapa de inspeção, nessa etapa, a tecnologia foi empregada para verificação de fachadas de três edifícios de grande porte, sendo que um deles tem mais de 50 m de altura.
A termografia torna visível o que o olho humano não pode ver na inspeção visual, graças à lente infravermelha do equipamento que converte a radiação infravermelha refletiva na superfície de um elemento em estudo, em sinais elétricos que são transformados em pixels. Ou seja, fornece uma imagem térmica (termograma) com dados de temperatura da superfície da fachada, por exemplo.
Basicamente, quando há algum tipo de irregularidade no material, o fluxo de calor é alterado tanto do ambiente externo para o interior dos materiais da fachada, quanto vice-versa. Consequentemente, o termograma apresenta regiões com cores diferentes, indicando a distribuição irregular de temperaturas na superfície da fachada, que permite avaliar se naquele ponto há anomalias, que por exemplo, a presença de fissuras, descolamento de revestimento cerâmico, falta de argamassa nas juntas e som cavo.
DO CONVENCIONAL À TERMOGRAFIA EM DRONE
O método convencional de inspeção normalmente requer o deslocamento do profissional pela fachada do edifício, em equipamento como o balancim elétrico, que faz a inspeção visualmente e/ou utilizando ferramenta contundente. O trabalho é totalmente manual. Na medida em que é identificada alguma manifestação patológica, o profissional delimita na própria fachada e/ou registra em planta da fachada as regiões anômalas identificadas na inspeção. Os dados são, posteriormente, transpostos para o relatório e/ou documento técnico, que apresentará a proposição das diretrizes ao projeto de recuperação da fachada.
No setor da construção civil, há empresas que utilizam o escaneamento por infravermelho para esse fim, porém, realizado por profissional transitando na fachada do edifício. Ainda que seja o mesmo princípio do uso da tecnologia de termografia, esse procedimento não é muito prático. Muitas vezes, há limitação de acesso a regiões das fachadas dos edifícios, o que pode inviabilizar o diagnóstico preventivo de eventuais manifestações patológicas.
Por sua vez, a câmera termográfica embarcada em drone se adequa a essa função, permitindo identificar as manifestações patológicas, ainda em fase inicial (diagnóstico preventivo) num processo de inspeção periódica, por exemplo. Seria o mesmo que uma pessoa aparentemente saudável, após ser submetida a um exame de imagem, descobrir que tem uma doença oculta, como cálculo renal.
VANTAGENS
A termografia funciona à semelhança de um raio x, permitindo detectar, por exemplo, desde uma fissura na superfície do revestimento até falhas não visíveis dentro da parede. Por exemplo, vazios no interior do sistema de revestimento da fachada. “Possibilita diferenciar os elementos que compõem a fachada, como a viga, o pilar, o bloco de concreto, a argamassa das juntas. E, inclusive, microfissuras que permitem a infiltração de água e sua profundidade. E mais, conseguimos identificar se é uma fissura por movimentação da estrutura ou devido à retração da argamassa”.
Se a inspeção for feita manualmente, somente a locação do balancim demora dias desde o contrato, a entrega na obra e sua instalação. Além disso, o procedimento de inspeção exige profissionais qualificados e envolve os riscos inerentes ao trabalho em altura
A câmera termográfica acoplada ao drone tem a grande vantagem de permitir fotografar todas as fachadas do edifício, em curto espaço de tempo. “Se a inspeção for feita manualmente, somente a locação do balancim demora dias desde o contrato, a entrega na obra e sua instalação. Além disso, o procedimento de inspeção exige profissionais qualificados e envolve os riscos inerentes ao trabalho em altura”.
Na inspeção, são feitos fotos e vídeos de altíssima resolução com câmera convencional, para comparar com as imagens captadas pela termográfica. O procedimento auxilia a evidenciar as manifestações patológicas e, consequentemente, o estado de degradação do elemento. “A câmera convencional mostra apenas o que está externo. Porém, no caso de uma edificação histórica, por exemplo, visualmente a fachada pode não apresentar problemas, mas por trás da pintura ou do revestimento cerâmico já se iniciou um processo de degradação lenta que, se não for tratado a tempo, comprometerá sua durabilidade”.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO
A termografia embarcada em drone produz elevado volume de dados que, numa segunda etapa, serão analisados pelos especialistas. O próximo passo é aprofundar a investigação, caracterizando essas manifestações patológicas que estão comprometendo o desempenho da fachada. “Pode ser identificada uma fissura que está apenas permitindo a passagem de água, sem comprometer a segurança, por exemplo”.
Confirmada a existência de manifestação patológica, é feita a prospecção in loco, abrindo a área para avaliar o estado de degradação e, também, se há comprometimento do entorno. “No caso de descolamento de revestimento cerâmico, por exemplo, sem queda do material, nessa prospecção também é verificada as condições de aderência do revestimento”. Independentemente da manifestação patológica constatada na termografia, são coletadas amostras para ensaios. “O laudo inicial das imagens é liberado em cerca de uma semana. Já o relatório e o projeto de recuperação podem demorar até 90 dias, dependendo do porte da obra”,
Somos uma empresa especializada em soluções hidráulicas, detecção de vazamento, mapeamento de redes hidráulicas, reparos, suporte técnicos e projetos de engenharia em soluções hidráulicas. Trabalhamos com alta tecnologia ultrassônica, câmeras termográficas, câmeras de inspeção, hidro fones, entre outras tecnologias. Somos especializados em soluções técnicas na localização da origem dos vazamentos hidráulicos prediais, residenciais e comerciais.
Agimos de forma rápida para detectar e reparar o problema, evitando assim grandes desperdícios de água, regularizando o consumo em sua empresa ou residência com qualidade e eficiência, gerando assim economia para seus clientes ou família. Temos princípios éticos, onde percebemos que a preservação do ecossistema e das águas.
Com atendimento em toda Santa Catarina, propomos um serviço técnico, rápido e com o preço justo.
Nossos Diferenciais
Nossos Diferenciais
Tecnologia de última geração ultrassônica, termográficas, hidro fones que detectam o local preciso do vazamento em tubulações de água limpa e esgoto.
Qualidade do serviço, pois não precisa gastar com mão de obra e quebradeira desnecessária
Nós usamos o método não destrutivo em nossas análises técnicas.
Nossos serviços são executados dentro das NBRs e de segurança, de modo profissional, com alto conhecimento técnico.